Como funciona um centro de distribuição?

centro de distribuição
grafismo-right
compartilhar
10 de janeiro de 2023

A logística é responsável pelo bom funcionamento de uma empresa, isso porque se relaciona com diversas áreas, principalmente com a distribuição e envio de mercadorias. 

Ter uma estratégia de distribuição é imprescindível, e o Centro de Distribuição é um grande aliado nesse quesito. 

Muitas empresas não sabem bem como funciona o centro de distribuição e no que ele pode ajudar, então preparamos um conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber. Continue lendo!

O que é e como funciona um centro de distribuição

O centro de distribuição, ou CD, é um espaço onde ficam as mercadorias antes do envio para o cliente. Esse espaço é físico e, normalmente, localizado em uma região estratégica.

Mais do que armazenagem, o centro de distribuição faz parte de uma estratégia logística, e todo o seu  funcionamento gira em torno de agilizar e otimizar os processos de entrega.

O espaço precisa comportar muitos itens e ainda ter vazão suficiente para receber reposições, além do espaço para atender os caminhões e outros veículos de entrega que vão retirar os produtos para destinar ao cliente.  

Algumas etapas do funcionamento envolvem o recebimento dos produtos, descarregamento dos caminhões, organização dos itens na área correta, armazenamento, separação e expedição. 

Claro, cada um desses passos é muito mais detalhado e conta com diversas ações para funcionar corretamente. 

Centro de distribuição é a mesma coisa que um armazém? 

Essa é uma confusão muito comum! Afinal, à primeira vista o centro de distribuição pode parecer um armazém. No entanto, existem muitas diferenças entre os dois. 

Vamos falar dos armazéns: são espaços que têm como função principal o armazenamento de mercadorias e a gestão do estoque, mas também pode ser usado para guardar matéria-prima, maquinário, etc. 

Ou seja: o armazém é útil para a empresa e sua produção. Isso também significa que os produtos não têm um fluxo enorme, eles apenas são retirados quando faltam na loja principal ou situações similares. 

Já no centro de distribuição, todas as funções que ocorrem dentro do CD são voltadas ao objetivo final que é realizar uma entrega eficiente para o comprador. 

Então, ele conta com tecnologia avançada para controlar as entradas e saídas, estrutura mais completa para retirada e entrega de produtos… não serve apenas como armazenamento, é como um hub estratégico das entregas. 

Inclusive, os produtos do CD podem até mesmo ter um prazo de validade curto, ao contrário dos armazéns. Isso acontece porque o fluxo desses itens é mais intenso. 

Quais as funções e objetivos de um centro de distribuição?

Já falamos um pouco sobre o funcionamento do centro de distribuição, mas quais são, de fato, as funções desse espaço?

O centro de distribuição é muito versátil, atendendo diversas necessidades da empresa em um mesmo lugar. Isso acontece por causa dos processos logísticos, que são prioridade de qualquer centro de distribuição. 

Recebimento: a primeira função do CD é receber e conferir as mercadorias dos fornecedores. Quando o carregamento chega ao local, os funcionários verificam todos os dados, como as notas fiscais, por exemplo.

Movimentação: também pode ser chamada de organização, é a etapa onde os produtos são armazenados ou encaminhados para separação. É bem comum que alguns produtos cheguem ao CD e sejam entregues ao cliente logo depois, sem passar muito tempo no local. 

Separação: outra função primordial é a separação dos itens. Cada um, conforme os pedidos, é direcionado para essa área, onde são conferidos e embalados.

Expedição: por fim, ocorre o envio. Os produtos são separados por região e saem em rotas específicas que otimizam o tempo dos entregadores. 

Tipos de layout em um centro de distribuição

O layout é um dos grandes responsáveis pela operação eficiente de um centro de distribuição. Como são espaços muito grandes, é essencial organizar o interior de forma assertiva. 

Pense na seguinte situação: em um mesmo pedido, estão 2 itens diferentes. Se um deles está no corredor 1, e o outro no corredor 18, o tempo de deslocamento será bem maior e nada eficiente. 

Por isso a estratégia do layout é essencial. Existem dois tipos que podem ser usados em um centro de distribuição. 

Layout de fluxo 

O primeiro tipo de layout é referente ao fluxo que os produtos fazem dentro do centro de distribuição, desde a chegada, até a separação e o transporte. 

Normalmente, centros com esse layout funcionam em uma “linha”, com uma ponta voltada para o recebimento e a outra voltada para o envio. Assim, nenhuma função atrapalha a outra. 

Layout de giro 

O segundo tipo de layout é baseado nos produtos com maior giro, ou seja, aqueles que têm mais saída.  

Os itens com alto giro ficam em posições privilegiadas, de fácil acesso aos funcionários. Em contrapartida, aqueles itens que não tem um giro muito alto ficam em posições um pouco menos favoráveis. 

É importante citar que um centro de distribuição só pode utilizar esse layout depois de um estudo dos itens para entender quais são os mais populares. 

Saiba, também, que eventuais ajustes na disposição dos itens armazenados podem acontecer, afinal, o consumo é volátil e produtos podem ganhar ou perder giro. 

Por que um centro de distribuição é importante na logística?

O centro de distribuição pode ser muito útil para uma empresa, e se faz indispensável quando o assunto é logística.

Ele centraliza o estoque e os processos logísticos, tornando a operação muito mais organizada, eficiente e até mesmo mais barata, pois tudo o que é necessário para realizar o envio está em um mesmo lugar. 

Quando o centro de distribuição está em uma localização estratégica, os produtos chegam mais rapidamente ao consumidor e gastam menos combustível, então todo mundo ganha. 

Vantagens de investir no centro de distribuição

Quer saber quais os benefícios de investir em um centro de distribuição? Acompanhe!

Diminuição do retrabalho: tudo acontece em um único lugar, então as chances de perda de itens ou separação equivocada, por exemplo, diminuem bastante. 

Análise mais completa: o centro de distribuição permite uma visão ampla sobre os produtos, sendo possível entender quais saem mais de acordo com a época do ano, e assim você pode ajustar a compra com os fornecedores de acordo com as informações.

Atendimento melhorado: pode não parecer, mas o centro de distribuição ajuda na percepção do cliente sobre a empresa. Isso porque os produtos chegam mais rapidamente e com menos chances de erros, criando laços e fidelizando os compradores.

Custos reduzidos: por se tratar de um espaço grande onde estão concentradas as atividades de estoque e envio, o CD pode diminuir os seus custos, até por significar menos retrabalho! 

Quando a sua empresa não possui um centro de distribuição mas, ainda assim, quer desfrutar das vantagens dele, a melhor ideia é contratar um serviço de logística completo, como o da Americanas Entrega Full.

Americanas Entrega Full

Sabia que os clientes da Americanas Marketplace contam com o serviço de Entrega Full? Nós cuidamos de toda a logística, do início ao fim. 

Seus produtos ficam armazenados em nossos centros de distribuição, separamos e enviamos os itens, além de cuidar também do pós-venda e da logística reversa, quando necessária. 

Além da praticidade, você ganha tempo, mais destaque em nosso Marketplace, seguro em todos os envios e gestão online do estoque. E o melhor: a adesão é totalmente gratuita!

Quer aderir aos serviços da Americanas Entrega Full? Acesse o site e saiba mais. 

Ah! Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para mais conteúdo exclusivo!

compartilhar
americanas-logo-reduzido

Por favor, acesse o atendimento corporativo através do seu computador.

Clique no botão abaixo para acessar o painel com seu login e senha.

Rastreie agora sua encomenda