Entenda como aumentar as vendas com a Americanas Entrega

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10 de novembro de 2022

Seus números estagnaram e você não sabe como aumentar as vendas da sua empresa?

Esse momento é muito comum para as lojas, principalmente se você está começando agora no ramo. 

Porém, não há porque se preocupar. O volume de vendas não é linear, podendo ter picos e baixas. 

A melhor forma de entender como o seu volume de vendas varia é entendendo o seu mercado de atuação, seus clientes e então encontrar soluções para aumentar as vendas novamente.

Confira algumas dicas essenciais neste artigo para manter o volume de vendas da sua empresa e como a Americanas Entrega oferece soluções para aumentar esses números.

Continue a leitura!

Entenda por que suas vendas não aumentam

Antes de saber como aumentar as vendas, é preciso entender por que elas diminuíram, ou porque pararam de crescer. 

Busque observar os dados de empresas concorrentes do seu nicho de mercado. A queda de vendas pode ser sazonal — ou seja, em um determinado período do ano, é normal vender menos.

Mas também pode ser por insatisfação do seu público-consumidor, ou uma nova estratégia de vendas empregada pelas empresas concorrentes.

Por isso é essencial que você entenda plenamente o seu nicho de mercado e faça o acompanhamento do perfil de consumo do seu público-alvo.

Aumento da competitividade no mercado atual 

Outro fator que pode impactar nas suas vendas é o aumento da competitividade. 

Se você oferece vendas por e-commerce, saberá que a concorrência neste meio é muito mais presente que entre lojas físicas.

Isso acontece porque é muito fácil abrir uma loja virtual e oferecer produtos e serviços, já que os custos são menores e o processo de abertura da empresa é simplificado. 

Em uma pesquisa recente, organizada em parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp, estima-se que em 2021 foram criadas mais de 700 lojas virtuais por dia no Brasil. Isso mostra um aumento de 22,05% em relação a 2020.

Para conseguir entrar nessa competição, a sua empresa precisa se destacar, seja no preço, na qualidade dos produtos, na entrega, ou em todos esses fatores em conjunto. 

Como aumentar as vendas

Ao entender quais motivos podem diminuir as suas vendas, chega o momento de aplicar estratégias que aumentam as vendas. 

Com boas estratégias de vendas e de marketing, o seu negócio terá mais chances de se destacar da concorrência e oferecer benefícios mais atrativos aos seus clientes.

Invista na atração de clientes

Trabalhar de forma efetiva na atração de novos clientes é essencial para aumentar as vendas e alcançar novos públicos.

Entre algumas estratégias que podemos utilizar para isso, podemos citar o uso de gatilhos mentais, como o de impulso de compra, exclusividade e escassez. 

Com isso, você atrai a atenção do cliente em potencial e oferece “gatilhos” que o levarão a finalizar a compra.

Porém, boas estratégias de atração dependem de um bom estudo de mercado, definição de persona e quais modelos de anúncios serão mais atrativos para que o lead conheça a sua loja.

Tenha atenção na retenção de clientes

Reter clientes é tão importante (e difícil) quanto atrair novos clientes. 

Isso porque é preciso manter o seu público engajado com a sua marca, criando relacionamentos baseados em identificação com a marca ou produto e fidelização pelo sentimento de ser recompensado pela sua volta à loja.

Para isso, podemos pensar em diferentes estratégias, como a criação de um programa de fidelidade, produtos e serviços que oferecem benefícios (como cartões de crédito exclusivos), promoções exclusivas para quem já comprou e benefícios baseados em comportamento e frequência de compra.

Tudo isso terá impactos positivos, desde que aplicado de forma condizente ao seu nicho de mercado e público-alvo.

Se destaque no atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos principais fatores que levam um consumidor a finalizar uma compra, ou até mesmo a voltar à sua loja.

Muito mais do que manter um serviço de SAC, as empresas precisam pensar em Customer Success. Ou seja, como garantir a satisfação total do atendimento ao cliente.

A humanização e alta disponibilidade desse serviço é essencial para o seu sucesso. 

Busque investir em soluções de pós-venda, além de oferecer atendimento por canais viáveis ao seu público — como o WhatsApp e redes sociais.

Muitas vezes, um bom atendimento ao cliente é o que diferencia a qualidade da empresa para o consumidor.

Invista em uma loja híbrida

O conceito de loja híbrida ainda não é amplamente difundido no Brasil, mas mostra bons resultados quando implementado.

Essa loja consiste em apresentar um ambiente físico, onde o seu potencial cliente pode conhecer o produto, tirar dúvidas, e então comprar on-line.

É importante ressaltar que essa versão física da loja não realiza vendas diretas, dispensando o controle de caixa, por exemplo.

Porém, você também pode usar esse espaço para oferecer o frete para retirada na loja, diminuindo ou isentando os custos para o cliente.

Esteja atualizado ao calendário varejista

Assim como é normal que em alguns momentos as vendas baixam, alguns nichos se beneficiam de datas festivas.

Por isso, acompanhe o calendário varejista do seu nicho para não perder essas oportunidades.

Prepare a sua loja para isso, com estoques abastecidos, funcionários treinados e promoções atrativas.

Entenda como aumentar as vendas na internet

Vender on-line pode parecer mais simples e até mesmo mais barato, já que os custos operacionais são muito diferentes.

Mas as especificidades desse setor requerem estratégias específicas para atender às necessidades dos seus clientes.

Invista em links patrocinados

Os anúncios pagos são alternativas mais próximas das propagandas no meio digital.

Se a sua loja não é muito conhecida ainda, ou se você quer evidenciar uma promoção, utilize os anúncios para chegar aos seus clientes.

Os anúncios podem ser feitos nas páginas de mecanismos de buscas ou em redes sociais. 

Para definir onde anunciar, utilize o estudo comportamental da sua persona. Assim a sua empresa apostará no anúncio certo.

Utilize estratégias de e-mail marketing

O uso de e-mail marketing é uma excelente escolha para quem deseja vender on-line.

No Brasil, os números de conversões por e-mail marketing reforçam a importância dessa estratégia, quando usada corretamente.

Entre alguns exemplos de usos que funcionam, o e-mail marketing fortalece o relacionamento com os clientes. 

Para isso, você pode enviar descontos exclusivos baseados no comportamento de compras, ou realizar o remarketing de carrinhos abandonados.

Se você tem dúvidas sobre a eficiência dessa estratégia, saiba que:

  • O Brasil tem uma taxa de abertura de e-mails em cerca de 20,39%;
  •  E-mails remarketing contam a segunda maior taxa de conversão do mercado: 39,7%; 
  • Durante a pandemia, 77%  das empresas tiveram aumento no engajamento ao apostar em e-mail marketing.

Crie conteúdo que seu público procura

A produção de conteúdo é outra forma efetiva de alcançar novos clientes.

Ao oferecer informações sobre o seu produto, nicho ou assuntos relacionados, você mostra autoridade e credibilidade ao público.

Utilize as etapas da jornada de compra e de funil para formular uma estratégia de conversão e aumentar as vendas.

Procure oferecer produtos e condições diferenciadas

Algumas das grandes questões para quem compra on-line são o frete e as condições de compra

Ao oferecer condições especiais para pagamento e frete, você pode alcançar ainda mais potenciais clientes.

Para as condições de pagamento, a sua empresa pode oferecer:

  • Pagamento por boleto;
  • Pix;
  • Cartão de crédito; 
  • Cartão de débito;
  • Carteiras digitais.

Já quando falamos em frete, você pode utilizar condições como:

  • Frete expresso;
  • Entrega na loja;
  • Entrega em locker;
  • E muitos outros!

Segundo dados do Baymard Institute, mais de 60% das desistências de carrinho têm relação direta com o frete, sendo 48% por achar as taxas altas e 22% por achar o prazo de entrega muito longo.

Ao disponibilizar mais de uma opção de frete, é possível oferecer custos diferentes para os clientes e aumentar as chances de fechar a venda.

Como aumentar as vendas com a Americanas Entrega?

A Americanas Entrega oferece soluções para empresas dos mais diversos portes, desde grandes lojistas ao parceiro de marketplace.

Além de toda a qualidade e rapidez das entregas, nossas soluções incluem o atendimento pós-venda, armazenamento, gestão de estoque e muito mais!

Conheça os principais benefícios de vender com a Americanas Entrega e descubra a solução logística perfeita para o seu negócio.

Envio mais rápido e barato

A Americanas Entrega trabalha com diferentes serviços de frete, como o Americanas Entrega Flash, que oferece entregas em até 3 horas e custos mais baixos para quem compra e para quem vende.

Tenha suporte especializado

Ao optar pelos serviços de entrega com pós-venda, a sua empresa terá todo o suporte necessário para atender os seus clientes.

Cobertura em todo o país

Só quem é Americanas tem entrega do Norte ao Sul, com a qualidade e confiança que os seus clientes já conhecem.

Ofereça opções de entrega mais práticas e baratas para você e seus clientes.

Benefícios da Americanas Entrega para Marketplace

Quem vende como parceiro no Americanas Marketplace conta com serviços exclusivos de entrega, como:

  • Entrega Full: uma solução completa, com armazenagem do estoque e envio rápido ao consumidor;
  • Entrega Padrão: transporte em tempo padrão, com segurança desde o seu estoque até o cliente;
  • Entrega na Loja: a sua loja física como um ponto de retirada, com mais praticidade ao consumidor e novos clientes para o seu negócio;
  • Entrega Flash: entregas em até 3 horas, com custos mais acessíveis e a parceria de entregadores autônomos;
  • Entrega Internacional: exclusivo para lojas que importam seus produtos e vendem diretamente ao consumidor final, cuidando de todo o processo de transporte;
  • Entrega em Agência: agências exclusivas Americanas que funcionam como ponto de coleta de pedidos.

Além disso, parceiros do Marketplace têm mais chances de aumentar suas vendas, podendo anunciar seus produtos nas maiores vitrines digitais do Brasil, os sites:

  • Americanas
  • Submarino
  • Shoptime

Conheça o nosso portfólio de serviços e descubra quais soluções atendem às necessidades da sua empresa! Americanas Entrega, a entrega perfeita para o seu negócio, em qualquer lugar!

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