Descubra como calcular preço de revenda de um produto

como calcular preço de revenda
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22 de dezembro de 2022

Cuidar de uma loja envolve muito planejamento e estudo, e uma das partes mais importantes é entender por quanto vender os itens.

O preço final afeta a experiência do cliente, os gastos gerais da empresa e o lucro! Por isso, é essencial saber como calcular preço de revenda de um produto.

Não sabe por onde começar? Acompanhe esse artigo com tudo o que você precisa saber para escolher o melhor preço de revenda na sua loja, continue lendo!

O que é preço de revenda de um produto?

O preço de revenda é o valor integral cobrado dos clientes, cada produto tem o seu e representa tanto o custo de “produção”, quanto o lucro e o capital de giro. 

A diferença é que na revenda não existe o custo de produção, apenas o de aquisição, o que você paga para o fornecedor.

Para calcular o preço de revenda, você precisa considerar todos os processos, não apenas a parte do lucro. Assim, poderá oferecer valores acessíveis para o seu público e ainda faturar.

Qual a importância de saber como calcular o preço de venda?

Revender produtos pode ser bem lucrativo, mas para conseguir retorno, você precisa repassar os itens por um preço mais alto do que os comprou. 

Pode parecer simples, mas se você não considera, também, os custos relacionados pré e pós-venda, crescem as chances de não conseguir avançar com o negócio.

Isso se aplica a todas as empresas, mas em revenda se torna ainda mais importante, pois o custo inicial dos itens é alheio, não definido pelo empresário. 

Quando é necessário calcular o preço de revenda?

Existem casos em que o vendedor compra todo um estoque e, apenas depois, calcula o preço de revenda desses produtos. 

Essa é uma prática não recomendada, pois abre caminho para muitos cenários, um deles sendo o item não ter saída no seu mercado, ou ter uma média de valor de venda mais baixa do que você pagou inicialmente.

Para evitar prejuízo, sempre calcule o preço de revenda antecipadamente, e lembre-se de recalcular caso vá repor o estoque e o preço de compra aumente.

Quais os conceitos essenciais para calcular o preço de revenda?

Se você quer chegar ao preço de revenda ideal, precisa entender alguns conceitos relacionados que influenciam diretamente no valor. 

Não basta apenas anotar o preço e o lucro, vários outros pontos também fazem parte do cálculo (e são essenciais). Veja os principais. 

Custo do produto

O custo do produto é o valor pelo qual você compra cada unidade do item, seja em atacado ou varejo. 

Por exemplo: se você adquire 10 pares de sapato por R$300, o custo unitário do produto será R$30. Então, na hora de calcular, considere R$30 por item e adicione os impostos que pagou.

Custos diretos

Em contrapartida, são aqueles que têm relação direta com o produto. É o caso dos impostos como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), frete — caso você importe os itens — e o preço do produto em si. 

Custos indiretos

Os custos indiretos são aqueles que não estão ligados à produção/aquisição do produto, mas que fazem parte do funcionamento da empresa. 

Alguns exemplos são a administração, estoque, marketing e operação. Sem isso, não tem empresa, mas não são valores relacionados ao produto em si. 

Margem de lucro

A margem representa a porcentagem de lucro que você deseja alcançar em cada venda. Não existe um número ideal, vai depender de vários fatores como o valor médio de venda na região e a demanda.

Importante salientar que a margem de lucro não é única e definitiva – ela deve ser ajustada de acordo com cada produto e período.

Valor para o cliente

Por fim, com a análise de todos os tópicos citados, será possível definir o valor para o cliente, que nada mais é do que o preço que o comprador pagará em seu produto.

Um estudo da concorrência faz a diferença nesse momento, para entender o valor médio da região.

Como calcular preço de revenda de um produto?

Após entender os conceitos, com certeza será mais fácil saber como calcular preço de revenda de um produto.

A lógica não é complexa: basta calcular os custos, os somando, e acrescentar a margem de lucro. 

Veja a aplicação usando o mesmo exemplo anterior:

(custos diretos + custos indiretos) + margem de lucro = preço de revenda

Digamos que você identificou que o custo direto de cada par de calçado + os impostos é R$35, o custo indireto é R$3 (por unidade), e quer um lucro de 50%, essa será a conta:

(35 + 3) + 50% = 57

O valor de revenda de cara par de sapato será R$57! É só aplicar a mesma fórmula no seu produto. 

Dicas para cálculo do preço de revenda

O cálculo do preço pode até ser simples matematicamente, mas não basta apenas esse passo. Outros pontos são igualmente importantes. 

Veja algumas dicas para chegar ao melhor preço de revenda e aumentar seu lucro. 

Considere as despesas

Ainda que o produto pareça barato e um ótimo item para revenda, você deve se atentar às despesas extras, pois apenas o produto não é suficiente para manter a empresa girando. 

Entenda os gastos de cada setor, contas fixas e variáveis, demanda do mercado… tudo isso afeta o lucro e pode ser a diferença entre o sucesso e o prejuízo do seu negócio. 

Tendências do mercado 

Uma das maiores vantagens da revenda é a adequação ao mercado. Se um produto surge inesperadamente e faz sucesso, a sua empresa pode alavancar as vendas. 

Por isso, fique de olho no mercado e nos concorrentes, não para copiá-los, e sim para oferecer inovação e se destacar.

Diminua os gastos

Se você deseja ganhar mais, mas sem que o preço do produto chegue nas alturas e acabe encalhando, a melhor forma é diminuir os gastos indiretos.

Para isso, aposte em um parceiro logístico como a Americanas Entrega. O serviço de frete com preços atrativos e entrega eficiente feito por quem você pode confiar. 

Veja nossos serviços e acompanhe mais conteúdo no blog e em nossas redes sociais.

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