Como ser um Empreendedor Digital?

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14 de outubro de 2022

O empreendedorismo digital foi uma das tendências de mercado que surgiram com o avanço da internet, criando o e-commerce e tantas outras formas de vender online.

Na prática, podemos chamar de empreendedorismo digital todos os modelos de vendas pela internet, seja de produtos ou serviços.

Esse tipo de empreendedorismo traz grandes vantagens para quem quer começar um novo negócio, com gastos reduzidos e maior alcance de público.

Conheça esse modelo de negócio e como o empreendedorismo digital pode ser vantajoso para você vender mais. Continue a leitura!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital surgiu quase em simultâneo com a internet em si. Novas formas de empreender estão sempre surgindo, e com o advento da internet isso não seria diferente.

Segundo um relatório da Ebit Nielsen, somente no primeiro semestre de 2022, o mercado de e-commerce brasileiro teve cerca de 118,6 Bi em vendas, um crescimento de 6% em comparação a 2021.

Com isso, podemos perceber que o mercado digital está em amplo crescimento e pode ser a melhor oportunidade de vendas para o seu negócio.

Entre os diferentes segmentos de negócios, consideramos um tipo de empreendedorismo digital todo modelo de negócio que utiliza a internet para viabilizar suas vendas. 

Com isso, podemos incluir a prestação de serviços online, venda de softwares e outros produtos digitais, além do modelo tradicional de e-commerce e tantos outros.

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Empreender online pode ter diversos benefícios para o seu negócio. Além de dicas gerais de empreendedorismo, vender online tem três grandes vantagens que se destacam:

  1. Maior alcance de público: mais pessoas podem encontrar o seu negócio e se interessar pelos seus produtos, independentemente de onde estão localizadas;
  2. Baixo custo de investimento: é muito mais barato começar um negócio digital do que abrir uma loja física, com custos mais acessíveis e facilidade em abrir o seu próprio negócio;
  3. Flexibilidade de catálogo: lojas virtuais podem contar catálogos muito mais diversificados, principalmente se trabalham com dropshipping.

Além desses pontos, também podemos citar melhores estratégias de vendas com o uso de marketing digital, venda em marketplaces, maior proximidade com o cliente e logística simplificada.

O que precisa para ser um empreendedor digital?

Para se tornar um empreendedor digital, são necessários pouquíssimos recursos, além dos tradicionais para a abertura de uma empresa.

Em geral, é preciso ter um canal de vendas, que pode ser um site próprio, uma plataforma de hospedagem para e-commerce, um marketplace ou até mesmo pelas redes sociais.

Também é possível trabalhar com mais de um canal, aumentando ainda mais as possibilidades de vendas.

Após definir onde e como o seu produto será vendido, você deve escolher como os produtos serão entregues até o consumidor final.

No caso de produtos digitais, essa etapa não é necessária. Mas se você quer trabalhar com o comércio de produtos físicos, deve ter um bom sistema logístico para entregas e também de logística reversa.

Outra necessidade indispensável para qualquer empresa digital é investir em marketing, seja com a produção de conteúdo, redes sociais, parceria com influenciadores ou por anúncios digitais pagos.

Por fim, não esqueça do atendimento ao consumidor. Em negócios digitais, o atendimento pós-compra é muito importante para manter a sua carteira de clientes e fidelizá-los ao seu negócio.

Ideias de empreendedorismo e inovação

Quem quer empreender pela internet precisa estar em constante atualização, buscando as melhores oportunidades de negócios, estratégias e inovações no catálogo.

Se você quer começar a vender online, ou já vende e está buscando formas de inovar, algumas dessas ideias podem ser interessantes para o seu negócio:

  • Entrega de produtos na loja: é uma das tendências logísticas, reduzindo os custos para você e para os clientes, além de oferecer praticidade e a oportunidade que o cliente conheça outros produtos ao visitar a loja;
  • Marketplace: vender em marketplace é uma ótima opção para pequenos e grandes varejistas, utilizando grandes sites do mercado — como a Americanas, Submarino e outros —, para aumentar as suas vendas e ter mais credibilidade com os clientes, praticidade na logística e redução de custos de manutenção do site;
  • Criação de conteúdo: a criação de conteúdo é uma das grandes apostas de quem vende online e quer ter maior visibilidade e credibilidade entre o seu público-alvo. Essa é uma forma acessível de trabalhar o marketing digital e expor as vantagens e diferenciais dos seus produtos.

Desafios em empreender online

Embora tudo pareça muito simples, você também deve se preparar para os desafios de vender online.

Para garantir um bom desempenho do seu negócio, invista em divulgação e um catálogo de qualidade. Descubra o que você pode oferecer de diferente dos seus concorrentes e como isso pode ser positivo para o seu público.

O atendimento ao cliente e a logística são dois grandes desafios. Se você, como empreendedor, não se preocupa com esses dois pontos, logo terá muitas reclamações e poderá perder clientes.

Com a internet, muitos consumidores dão preferência a empresas que oferecem um bom Customer Service e um serviço logístico de qualidade — com entregas rápidas, sem danos e de baixo custo ao consumidor.

Empreendedorismo digital com a Americanas Entrega

As soluções logísticas da Americanas Entrega oferecem a qualidade e praticidade que o seu negócio precisa, seja você um grande ou pequeno empreendedor.

Atuamos com uma das maiores e mais eficientes frotas da América Latina, com responsabilidade socioecológica e compromisso em ajudar você a vender mais.

Conheça os nossos serviços e descubra como a qualidade Americanas pode ajudar o seu negócio. 

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