O que é Logística Reversa?

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4 de outubro de 2022

A logística reversa é feita no pós-venda e engloba uma série de processos para devolução, troca e reaproveitamento de resíduos após o uso. 

Como o nome diz, é o processo contrário da entrega para o cliente – se trata da devolução dos produtos, que é um procedimento comum.

O Código de Defesa do Consumidor prevê que o cliente tem o direito de devolver ou trocar o produto em até 7 dias.

Ter uma boa logística reversa é essencial para o crescimento da empresa. Saiba porque é tão importante! 

Exemplos práticos de logística reversa

Primeiro, é importante saber que existem tipos de logística de acordo com o produto devolvido. 

Se ele ainda estiver em condições de uso, pode ser revendido. Em caso de defeito, é possível fazer a manutenção. 

Caso o item não possa ser reaproveitado, o processo será de descarte correto dos materiais. 

Alguns exemplos são a reciclagem, a doação de produtos com pequenos danos e até mesmo o desmanche que destina a matéria prima para criação de outros itens.

A importância da logística reversa para as empresas

A logística reversa é positiva para as empresas. Isso porque ela melhora a relação com o consumidor e pode até reduzir os custos totais de funcionamento. 

É importante saber que essas medidas seguem de acordo com a Lei 12.305 de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Essa lei ajuda a delimitar a maneira com que o lixo residual é tratado, criando diretrizes que as empresas devem seguir

Portanto, a logística reversa é uma atitude sustentável e que tem vários pontos positivos, tanto para o planeta quanto para a própria empresa.

Benefícios da logística reversa

Quer saber mais sobre as vantagens que a logística reversa tem para a sua empresa? 

Reunimos alguns dos principais benefícios dessa prática.

Vantagem competitiva

Quando comparado com empresas que não oferecem logística reversa, o seu negócio com certeza sai na frente. 

Afinal, o cliente vai preferir comprar em uma empresa que dará o suporte que ele precisa no momento da troca ou devolução. 

Redução de custos

De início, a logística reversa é um investimento. Mas, com tempo, ela pode reduzir os custos da empresa. 

Uma logística feita da maneira correta vai fazer com que a empresa gaste menos em matéria-prima, além de aumentar a margem de lucro com a revenda.

Adequação às normas e cumprimento da fiscalização

Como citado anteriormente, existe uma lei regulatória sobre a logística reversa que deve ser cumprida.

Seguir as leis é essencial para qualquer empresa que deseja crescer e ter sucesso no mercado, além de evitar multas e prejuízos. 

Melhora a reputação entre os consumidores e sociedade

Sabia que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis? É o que mostra a pesquisa do Sistema Fiep.

Portanto, adotar uma política de logística reversa que respeite o meio ambiente pode ser muito benéfico para a sua empresa, melhorando a reputação entre os clientes e os investidores.

Como aplicar logística reversa

Para que a logística reversa seja, de fato, eficiente, é necessário implementá-la da maneira certa, sempre pensando na funcionalidade.

Pode parecer complicado, mas, não é! Basta seguir algumas sugestões e o caminho vai se tornar mais simples.

Desenvolva uma política de trocas e devoluções

Primeiro, é importante ter uma política que cubra esse tipo de solicitação. Os clientes devem saber como funciona o processo. 

Explique detalhadamente como serão feitas as trocas e devoluções, os requisitos, prazos e tudo o que for importante para o usuário. 

Deixe essas informações disponíveis em todos os momentos da compra, pré e pós. 

Desenvolva uma protocolo de trocas e devoluções

O protocolo diz respeito a como essas trocas e devoluções serão feitas. O cliente irá enviar o produto de volta? Ou o item será buscado? 

Defina esse processo de uma forma que beneficie a empresa e o cliente, assim nenhum dos dois se prejudica.

Pratique um atendimento eficiente

Uma das coisas mais importantes, em todos os sentidos, é oferecer um bom atendimento ao cliente. 

Quando se trata de logística reversa, isso é ainda mais sério. Afinal, o cliente está com um problema que deve ser solucionado rapidamente. 

A eficiência é essencial e pode, até mesmo, reduzir os custos da empresa. Isso porque economiza tempo e mão de obra.

Tenha um bom controle do estoque

A logística reversa, em alguns momentos, vai demandar que você retorne produtos ao estoque. Assim, ter um controle das mercadorias é indispensável.

Para isso, existem várias ferramentas tecnológicas que ajudam muito no processo logístico

Eduque o público consumidor

Quando falamos do lado sustentável da logística reversa, educar os consumidores é uma ótima maneira de melhorar os processos. 

Ofereça conteúdo que explique a importância de fazer o descarte correto dos materiais e mostre as medidas que sua empresa toma para evitar o desperdício. 

São coisas simples, mas que fazem toda a diferença no contato e na relação com o cliente.

Crie uma rota de coleta 

Se a sua empresa realizar a coleta dos itens devolvidos ou trocados, criar uma rota é o mais indicado. 

No mesmo sentido do envio de entregas, a rota de coleta ajuda muito a economizar tempo e custos, porque o motorista segue o caminho de acordo com a proximidade. 

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