Networking para alavancar suas vendas

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19 de agosto de 2022

Um dos principais requisitos para ser um bom empreendedor é a capacidade de construir uma boa rede de contatos. 

Saber se comunicar e relacionar-se com as pessoas à sua volta é essencial para permitir que seu negócio se consolide e tenha mais visibilidade.

Se você quer alavancar seu sucesso e melhorar suas métricas de venda, é importante construir uma boa rede de contatos e nutrí-la. Esta prática, chamada de Networking, abre muitas possibilidades para quem se empenha.

Confira as dicas que trazemos para fazer um bom Networking neste post explicativo. Continue a leitura!

O que é Networking?

A palavra Networking vem do Inglês e, em tradução livre, significa “fazer uma rede”. Essa rede se refere à rede de contatos, isto é, o conjunto de outros profissionais que você conhece e com quem cultiva algum tipo de relação.

Pensar em contatos como redes também é interessante pois considera que os seus contatos de primeiro grau, isto é, aquelas pessoas que você de fato conhece, são pontos de conexão entre você e pessoas que ainda não conhece.

Imagine, por exemplo, que você precisa contratar um profissional de uma área específica. 

Você não conhece muitos profissionais daquela área, mas conhece alguém que trabalha em uma posição de liderança na área e sabe indicar excelentes profissionais.

Buscar indicações de profissionais através deste ponto em comum, isto é, o líder que você conhece, é um exemplo de como o Networking pode facilitar sua vida e relações profissionais.

Vantagens do Networking

O Networking é fundamental para garantir o contato direto com o cotidiano profissional de uma ou mais indústrias. Ele abre novas possibilidades e oportunidades de colaborações, parcerias, vendas e muito mais.

Especialmente para vendas, expandir sua rede de contatos amplia suas possibilidades de ser indicado para leads qualificados e potenciais clientes de longa data.

Além disso, ser conhecido numa comunidade aumenta a sua credibilidade e melhora suas chances de converter vendas.

Como ampliar o networking para destacar o seu negócio

Praticar o Networking com excelência deve ser uma necessidade de alta prioridade para todo empreendedor. Por isso, é fundamental tomar medidas conscientes com a finalidade de expandir ou nutrir sua rede de contatos profissionais.

Para isso, não há fórmula mágica. Você precisará adotar medidas específicas para aproveitar cada oportunidade de Networking. 

Mas, isso não deve ser um desafio ou fardo, afinal, são atividades importantes para desenvolver sua maturidade e experiência como empreendedor.

Confira nossas dicas para fazer um Networking de qualidade no seu dia a dia profissional:

Frequente eventos

Inscreva-se em eventos e esteja presente em outros espaços comuns frequentados por pessoas da sua área. Nestes espaços, os leads que você encontrará terão muito mais chances de já estar qualificados.

Portanto, aumentam as suas chances de conversão e, especialmente, fidelização de clientes. A fidelização é um grande potencial para essas ocasiões pois a presença em eventos e outros espaços importantes para a área mostra que você se preocupa em estar por dentro das novidades e tendências da indústria.

Não saia sem cartão de visitas

Seja em um evento, reunião de trabalho ou passeio com a família, não saia de casa sem um cartão de visitas. 

Você nunca sabe quando surgirá a oportunidade de se conectar com profissionais da sua área ou de outras, e poder oferecer seu cartão confere seriedade e profissionalismo.

Assim, você maximiza as suas chances de formar conexões significativas na sua rede profissional.

Atente-se a sua lista de contatos

Quantidade não é diretamente proporcional a qualidade. Foque em formar conexões profissionais que realmente façam sentido para você e seu negócio. 

Uma grande quantidade de contatos não deve ser seu foco inicial, pois você precisa nutrir suas conexões para explorar o potencial delas.

Assim, priorize o Networking com profissionais com quem tenha interesse em trocar experiências ou colaborar de alguma forma.

Faça-se presente no cotidiano profissional destes contatos, mas sem exagerar.

Cuide do seu Linkedin

O LinkedIn é o lugar ideal para fazer Networking quando você não tem um espaço físico aonde ir para conhecer pessoas da sua área de interesse ou atuação.

Essa rede foi projetada justamente para viabilizar o Networking profissional e acadêmico através da internet, e conta com muitas ferramentas e recursos para ajudá-lo a encontrar novos contatos.

Crie seu perfil com atenção, preencha-o com dedicação e mantenha-o atualizado. Seja ativo na rede publicando conteúdos e interagindo com o conteúdo dos contatos na sua rede.

Pense fora da caixa

Evite formar opiniões limitantes sobre os contextos e métodos através dos quais você buscará novas conexões ou nutrirá as existentes. 

Avalie individualmente cada conexão e esteja presente para aquele profissional da forma que for mais conveniente para os dois.

Seja criativo na hora de buscar e explorar novas oportunidades de fazer um Networking de sucesso.

Se você vende produtos para a prática de esportes, por exemplo, faz sentido envolver-se em comunidades e grupos de pessoas que praticam esportes.

Esteja sempre explorando novas oportunidades de conhecer clientes em potencial. Os clientes que você adquire assim ainda têm grandes chances de indicar seu serviço ou produto(s) a múltiplas outras pessoas das suas respectivas redes.

Mantenha o engajamento com os contatos

Não busque Networking com outros profissionais ou pessoas na sua área de atuação apenas quando precisar deles. Mostre-se presente de alguma forma e envolvido com o tema ou interesse comum entre vocês.

No LinkedIn, interaja regularmente com seus contatos, participe das discussões trazidas por eles e proponha as suas próprias discussões para encontrar e conhecer novos contatos que compartilham aquele interesse.

Contatos profissionais de longo prazo, quando bem mantidos, podem desbloquear oportunidades que seriam impensáveis para um desconhecido. Por isso, envolva-se de verdade com o que você faz e compartilhe este interesse com outras pessoas.

O que fazer depois?

Sua rede de contatos nunca deve parar de crescer. Por este motivo, não há exatamente um “depois”. 

No entanto, uma vez que você tem um Networking de qualidade, com relações bem estabelecidas com contatos-chave, resta explorar as oportunidades trazidas por estas relações.

Mostre-se disposto a ajudar, a conversar e a colaborar com outras pessoas, e elas certamente terão mais confiança em você.

Para o comerciante, isso rende muitas indicações e inabalável fidelidade dos clientes que, por experiência própria, sentem-se motivados a confiar na sua empresa!

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