O que é branding?

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29 de setembro de 2022

Quando se fala de branding, muitas pessoas imediatamente pensam em identidade visual de uma marca. Seu logotipo, as cores usadas, a aparência de seus produtos, etc.

Apesar de todos elementos serem aplicações do branding de uma marca, nenhum deles significa o que é branding. Esse conceito também não é a missão de uma empresa, tampouco sua filosofia de trabalho.

O branding é, afinal, a essência por trás de todas as formas como uma marca interage com o mercado e o público. Ele é a maneira como uma marca se coloca diante do público; que características da marca devem se sobressair? Que sentimentos a marca deverá evocar no consumidor?

Ele reflete diretamente em outros aspectos da marca, como o tom de voz da sua comunicação, o design dos produtos e as estratégias de marketing utilizadas. Entenda o que é branding, continue lendo.

Qual a importância do branding?

Além de saber o que é branding, você precisa entender que, quando bem executado, ele direciona todo o trabalho com a marca.

Os trabalhos de comunicação social e desenvolvimento de produtos são pautados nos objetivos e princípios do branding criado para a marca.

Isso promove o reconhecimento da marca e seus produtos pelo público, além de fomentar a confiança daqueles clientes que já conhecem os produtos da marca através de um senso de estabilidade.

Como trabalhar branding no marketing?

O branding define a intencionalidade por trás de todas as ações de marketing de uma empresa. Efetivamente, uma marca deve entender o que ela é, antes de se apresentar ao público.

Por isso, o processo de branding deve ser executado ainda na fase de ideação do negócio. Quando se cria uma marca, deve-se considerar questões como:

  • Em que mercado/nicho de mercado esta marca está inserida?
  • Que tipo de produtos ela oferece? Qual o nível de qualidade destes produtos?
  • Como a marca deverá ser percebida pelo consumidor? Que tipo de sentimentos a marca e seus produtos devem elicitar no público?

Estas perguntas, ainda que abstratas, determinarão as intenções por trás de cada estratégia: como a empresa se apresentará ao público, como interagirá com ele, etc.

Entenda um pouco melhor os requisitos para a definição do branding da sua marca:

Propósito

O propósito de uma marca tem a ver com a intencionalidade. Ele é a missão, o objetivo que a marca deseja alcançar com seu trabalho.

Entender o propósito da sua marca permite entender quem é o público-alvo, além de facilitar o desenvolvimento de novos produtos para este público e garantir o alinhamento de expectativas entre marca e cliente.

É importante que a marca se mantenha fiel a seu propósito, assim alimentando o relacionamento com os consumidores fidelizados e melhorando sua imagem para clientes em potencial.

Posicionamento

O posicionamento de uma marca é como ela se coloca em seu espaço de atuação (mercado, indústria, setor etc.). É “quem” a marca diz ser para o público geral.

O posicionamento de uma marca é importante não apenas para orientar os trabalhos e a cultura da empresa, mas também para modular como os consumidores se relacionam com a marca e seus produtos.

Por exemplo, quando uma marca se posiciona como “premium”, isto quer dizer que ela oferece ou pretende oferecer produtos de qualidade superior. Isso determina o padrão de exigência, qualidade e construção dos produtos ao nível interno, mas também determina como os consumidores reagirão ao preço mais elevado.

Clientes são mais propensos a pagar preços maiores por produtos que vejam como superiores em qualidade ou de outra forma possam justificar pagar a mais.

Criando o seu manual de marca

Após definir como sua marca estará inserida no mercado, que experiências ela oferecerá para o público e de que maneira ela deve ser vista, você começará a ver a identidade da marca ganhar forma.

Com uma identidade consistente e bem definida, você precisará modelar os elementos subjacentes ao branding. Cores, ilustrações, logos e muito mais deverão ser definidos no seu manual de marca.

No manual de marca, um dos principais objetivos é definir as regras para a identidade visual da marca.

Identidade Visual

A identidade visual é o conjunto de elementos estético-visuais que tornam sua marca reconhecível pelo público. Ela reflete o posicionamento da marca no mercado e, simultaneamente, auxilia o cliente na identificação desse posicionamento.

A identidade visual de uma marca inclui as cores usadas, o logotipo e suas diferentes aplicações, tipografias, elementos gráficos, palavras-chave, etc.

O objetivo primário com a identidade visual é que o cliente olhe para os elementos da marca e imediatamente entenda a missão, propósito e intencionalidade por trás da empresa.

O que é branding na estratégia de diferenciação do seu negócio

No século XXI, muitos mercados, indústrias e setores estão saturados pela concorrência entre produtos com propostas similares. Nestas situações, pode ser difícil para uma marca capturar a atenção do público e se fazer notar em meio a um mar de opções.

A melhor maneira de superar esta barreira é ter um branding bem arredondado, que maximize o reconhecimento de marca e comunique com clareza, diferenciando a sua marca da concorrência.

Assim, você pode aproveitar cada oportunidade de fidelizar clientes e se destacar na sua indústria de atuação.

Agora você sabe o que é branding e como aplicar em sua empresa! Para mais dicas e informações sobre como alavancar suas vendas e conquistar o sucesso com o seu negócio, continue acompanhando os conteúdos do Blog Americanas Entrega.

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