O que é marketplace?

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25 de agosto de 2022

O marketplace é uma das alternativas para quem quer vender online. Muito mais prático que o e-commerce tradicional, ele pode ser uma grande vantagem para as suas vendas.

Entre os seus diferenciais, é importante que você saiba como funcionam as vendas por marketplace — como a margem de lucro, logística e possibilidades de marketing.

Descubra como o seu negócio pode ter mais lucros com a venda em marketplace. Continue a leitura!

Como funciona um marketplace?

O marketplace é uma alternativa que busca simplificar a vida do lojista — do autônomo ao grande empresário.

Ao escolher uma vitrine virtual para oferecer seus produtos, a sua marca fica atrelada à credibilidade de uma empresa maior, que gerencia o marketplace.

Empreendedores que optam por marketplaces de renome, com a possibilidade de entrega pelo próprio marketplace, ganham a confiança dos clientes e aumentam seus lucros.

Diferenças entre marketplaces e e-commerce

Uma das principais diferenças entre vender em marketplaces e por e-commerce está nos custos de cada um. 

Ao criar um e-commerce próprio, é necessário custear o desenvolvimento, manutenção e outros recursos do site — como domínio, hospedagem, design, plugins e muito mais.

Com um marketplace é muito mais prático. Apenas uma taxa será cobrada pelas vendas realizadas, sem nenhuma preocupação com questões técnicas da plataforma.

Além disso, outras vantagens podem ser obtidas ao escolher o marketplace.

Vantagens do marketplace

Vender seus produtos por uma plataforma do tipo pode trazer vantagens para o seu negócio e também para os seus clientes. Veja quais são os benefícios:

Mix de produtos

O marketplace concentra uma grande variedade de produtos, atendendo a diferentes necessidades dos clientes. 

Assim, eles podem comprar em mais de uma loja com um único pagamento.

Investimento

Para o lojista, o investimento é muito menor que em um e-commerce. São menos custos e mais oportunidades de negócio.

Visibilidade

Grandes marketplaces são amplamente conhecidos pelos usuários. Ao anunciar seus produtos, você terá acesso a uma vitrine virtual com milhares de acessos diários.

Operação logística

Muitas plataformas do tipo oferecem a vantagem de um programa de entregas

Assim, você tem mais tempo para focar nos negócios e seus clientes contam com a credibilidade de uma entregadora confiável e conhecida, com rastreamento.

Segurança

Vender por esse meio é mais segurança para o seu negócio, com a garantia de receber o pagamento, e também para os seus clientes, com a credibilidade de uma grande empresa.

Competitividade

Competir com outros e-commerces pode ser uma tarefa difícil. Para se destacar, é preciso investir em estratégias de marketing digital e serviços de divulgação.

Em um marketplace, mesmo com outros lojistas vendendo os mesmos produtos, é possível trabalhar a precificação a seu favor, atraindo mais clientes que a concorrência.

Lucratividade

O marketplace cobra uma porcentagem das vendas realizadas, mas, muitas vezes o valor é irrisório, justificando o uso da plataforma.

Ele também oferece maior segurança, volume de vendas e praticidade. Esses pontos fazem uma grande diferença para o seu negócio, dando vantagem no lucro final.

Como criar um marketplace de sucesso?

Administrar uma loja desse tipo pode ser mais simples do que outros modelos de negócios. E para melhorar o desempenho das vendas, algumas dicas são fundamentais.

Pesquise seu mercado

Uma pesquisa de mercado é indispensável para qualquer modelo de negócio, incluindo o marketplace.

Entenda como o público-alvo consome os produtos do seu nicho por esse meio de vendas e encontre formas de se destacar da concorrência.

Defina a persona

Ao entender como funciona o seu nicho de mercado, defina as personas do seu empreendimento.

Assim você saberá como investir em ações de marketing efetivas para o seu público-alvo e como será a jornada de compra do cliente.

Esse passo é indispensável para bons resultados em vendas on-line.

Invista em publicidade

A publicidade digital é um dos caminhos mais fáceis e práticos para divulgar o seu negócio. 

Se as suas vendas são pela internet, o seu público precisa conhecer o seu negócio também pela internet, com acesso fácil a links que direcionam para o marketplace.

Faça a gestão de precificação 

A concorrência on-line é grande, por isso o processo de precificação ganha atenção redobrada. 

Faça a gestão corretamente, observando como os concorrentes anunciam no mesmo marketplace que o seu — e também em outros locais.

A margem de lucro e custos com operações também devem ser consideradas para garantir que o seu negócio não terá prejuízos.

Tenha suporte em logística

A logística é uma das maiores preocupações dos lojistas on-line. Mas lidar com o envio de produtos pela plataforma pode ser muito mais simples do que parece.

Para isso é importante contar com transportadoras de confiança, garantindo o melhor custo-benefício para o seu negócio e aos seus clientes.

Como cuidar da logística em marketplaces?

A Americanas Entrega é uma solução logística para todos os tamanhos de negócios, do produtor industrial ao lojista digital.

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Parceiros do Americanas Marketplace conta com vantagens exclusivas, como:

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  • Entrega Padrão: transporte em tempo padrão, com segurança desde o seu estoque até o cliente;
  • Entrega na Loja: a sua loja física como um ponto de retirada, com mais praticidade ao consumidor e novos clientes para o seu negócio;
  • Entrega em Agência: agências exclusivas Americanas que funcionam como ponto de coleta de pedidos.

Escolha qual modelo atende melhor às necessidades do seu marketplace e tenha toda a segurança e qualidade Americanas para realizar as suas entregas.

Com apenas um cadastro você pode anunciar seus produtos com a maior rede de vendas do Brasil.

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