Entenda como o planejamento financeiro empresarial ajuda na organização da empresa

planejamento financeiro empresarial
grafismo-right
compartilhar
27 de dezembro de 2022

Cuidar das finanças de uma empresa pode ser muito desafiador, principalmente para quem está começando um novo negócio. Por isso o planejamento financeiro empresarial é tão importante.

Com o planejamento, será mais fácil gerenciar e reduzir custos, otimizar processos e melhorar a lucratividade da empresa, bem como alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.

Neste artigo explicaremos o que é e como funciona o planejamento financeiro empresarial, suas principais vantagens e como você pode montar o seu. Continue a leitura!

O que é um planejamento financeiro para empresa?

O planejamento financeiro empresarial nada mais é do que documentar os gastos, lucros e objetivos da empresa.

O planejamento deve considerar não somente o cenário financeiro atual da empresa, mas também como serão os gastos futuros e conciliar com os objetivos.

Quando realizar um planejamento financeiro empresarial?

O ideal é que o planejamento seja realizado assim que a empresa seja aberta, considerando, inclusive, o cenário de uma empresa nova no mercado.

Com o passar do tempo, o planejamento deve ser revisto e adaptado à realidade da empresa, com objetivos realistas e o acompanhamento integral de tudo que entra e sai do caixa.

Como fazer o controle financeiro empresarial?

O primeiro passo é colocar no papel todos os gastos — fixos e variáveis — por uma ordem de prioridade. Calcule, também, a média total desses gastos por mês, para dimensionar quanto está sendo investido.

Com a priorização de custos e a média, será mais fácil entender o que pode ser cortado, ou reduzido.

Ao considerar custos fixos e variáveis, busque formas de diminuir os gastos, como equipamentos com gastos energéticos mais eficientes, materiais mais baratos e serviços com melhor custo-benefício.

É importante, também, que essas reduções não diminuam a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Como montar um planejamento financeiro para empresa?

Agora é a hora de colocar a mão na massa e montar o planejamento financeiro empresarial para o seu negócio.

Separamos os pontos indispensáveis para o seu planejamento, mas lembre-se que cada modelo de negócio terá necessidades específicas!

Faça um levantamento da situação da empresa

Antes de tudo, analise a situação financeira atual da sua empresa. Há contas em aberto, dívidas ou pagamentos previstos? Todos os documentos e impostos estão regularizados?

Essas são as prioridades da empresa e devem estar devidamente previstas no seu planejamento.

Coloque no papel as metas da empresa

Com os pontos mais importantes mapeados, podemos partir para as metas a serem atingidas.

Aqui, também podemos chamá-las de KPIs, ou Indicadores-chave de desempenho. Assim, é possível definir metas de lucros, volume de vendas, expansão da empresa, novos clientes e outros objetivos que serão metrificados.

Tenha em mente que alguns resultados podem levar tempo, então defina metas proporcionais para curto, médio e longo prazo.

Analise os dados em relação aos objetivos

Atualmente, os dados são alguns dos bens mais valiosos para as empresas. Por isso, baseie suas tomadas de decisões e estratégias em dados concretos.

Ao analisar corretamente os dados da sua empresa, incluindo informações da produção ao pós-venda, você garante que as estratégias aplicadas serão muito mais eficientes.

Desenvolva um plano orçamentário anual

Alguns gastos são facilmente previsíveis, como os gastos fixos anuais. Já os gastos variáveis, podem ser incluídos por uma média.

Se você já sabe que algumas taxas, impostos e custos de matéria-prima podem aumentar no próximo ano, inclua esses valores no seu orçamento anual, mesmo que seja aproximadamente.

Com o orçamento previsto, calcule também uma margem de erro, para não ser pego de surpresa com imprevistos. Assim, é mais fácil seguir o orçamento e manter um teto de gastos.

Entenda os cenários alternativos que podem ocorrer ao longo do trajeto

Imprevistos acontecem, isso é fato. Ao gerenciar as finanças de uma empresa, isso não é diferente. 

Por isso, tenha sempre uma margem de segurança no seu orçamento e evite deixar o caixa zerado. 

Essas são as suas garantias de sempre fechar o mês no verde, sem comprometer o seu orçamento com dívidas da empresa.

Revisão e análise do planejamento

Por fim, realize a revisão do planejamento periodicamente. Essa revisão pode ser trimestral, semestral ou anual. O período será o que faz mais sentido para o seu modelo de negócio.

Assim, fica mais fácil acompanhar o crescimento da empresa e também os períodos de baixa, facilitando a previsão sazonal para o próximo ano.

Problemas que podem ocorrer quando não se tem um planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro empresarial é, indiscutivelmente, importante para qualquer empresa.

Ao abrir mão de gerenciar corretamente as finanças do seu negócio, você corre o risco de:

  • Perder o controle sobre as finanças;
  • Faltar fundos para investir nos departamentos;
  • Reduzir os investimentos no negócio;
  • Perder oportunidade de crescimento;
  • Ou até mesmo declarar falência.

Por isso, organize o gerenciamento financeiro da sua empresa e mantenha o foco em reduzir os custos para alcançar metas com maior facilidade.

Conte com a Americanas Entrega para otimizar custos em logística

A logística é parte indispensável para quem trabalha com varejo, seja no e-commerce ou no mercado tradicional.

A gestão de estoque faz uma grande diferença no dia a dia da sua empresa. Ao escolher processos automatizados e integrados às outras etapas da produção e vendas, fica tudo mais fácil.

Por isso, invista em novas tecnologias para a gestão de estoque, ou contrate serviços terceirizados que cuidem de todo o processo logístico, do estoque ao pós-venda, como a Americanas Entrega.

Ao tentar internalizar os processos logísticos, muitas empresas podem ter gastos muito maiores, prejudicando a sua margem de lucro.

Consulte nossos serviços e descubra como podemos ajudar a sua empresa a diminuir os gastos com processos logísticos mais eficientes.

compartilhar
americanas-logo-reduzido

Por favor, acesse o atendimento corporativo através do seu computador.

Clique no botão abaixo para acessar o painel com seu login e senha.

Rastreie agora sua encomenda