Serviço de Logística: tudo que você precisa saber

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12 de dezembro de 2022

Para empreender no mercado de varejo, ou outros setores da venda de produtos, é preciso ter muita atenção em todas as etapas de vendas, incluindo a contratação de um serviço de logística.

Chamamos de “serviço de logística” tudo aquilo que faz parte desse processo, que pode ir da armazenagem dos produtos até o pós-venda.

Assim, contar com bons serviços de logística é fundamental para garantir a qualidade do trabalho da sua empresa e a satisfação dos seus clientes.

Explicaremos neste artigo como funcionam os serviços logísticos e como você pode implementá-los ao seu negócio. Continue a leitura!

Quais são os serviços de logística?

Os serviços logísticos atendem às mais diversas necessidades que uma empresa pode ter. Entre alguns dos principais serviços, você pode utilizar:

Transporte

É um dos serviços mais conhecidos, consistindo no transporte de carga entre o armazém e a loja, por exemplo, e também entre armazém (ou loja) direto para o consumidor final.

Além disso, o transporte de cargas pode ser atendido por diferentes modais, entre eles:

  • Modal Rodoviário: com transporte por caminhões ou veículos mais leves, sendo o modelo mais utilizado no Brasil;
  • Modal Ferroviário: transportando mercadorias por trens, sendo locomotivas, vagões e carros de passageiros;
  • Modal Hidroviário ou Aquaviário: a logística realizada por navios ou embarcações menores, muito comum para cargas nacionais e internacionais de categorias específicas;
  • Modal Aéreo ou Aeroviário: um dos meios de transporte mais rápidos, realizado por aviões de carga;
  • Modal Dutoviário: é o transporte por dutos subterrâneos, submarinos ou aparentes, muito utilizado para o transporte de gases, minérios e óleos;

Entre as diferentes opções de transporte, as alternativas por meio sustentáveis podem ser escolhas mais inteligentes para o seu negócio, contribuindo com o fator social e de maior valor à sua marca.

Além dos modais de transporte que a sua empresa pode utilizar, é indispensável contar com o sistema de gerenciamento de transporte (TMS).

Com a ajuda do TMS, é possível ter conformidade entre as informações de entrada e saída de mercadorias, com uma documentação mais assertiva e prática. 

Essa solução de gerenciamento de transporte ou software de gerenciamento de transporte garante a entrega pontual de cargas e mercadorias, documentando todos os processos de forma automatizada.

Gestão de estoque

Existem diferentes modelos de gestão de estoque, cada um sendo mais útil conforme o tamanho da empresa e suas necessidades.

Um serviço logístico de gestão de estoque, integrado a outros serviços, otimiza o trabalho de controle, identificando produtos que saem com mais frequência, os que vendem menos e quando você deve repor o estoque.

Armazenamento e embalagem

Os serviços de armazenamento e embalagem garantem a qualidade da entrega, com produtos íntegros e sem custos com a devolução ou danos às mercadorias.

Essa também é uma forma de otimizar os processos e custos, já que a etapa de embalagem para transporte é integrada ao armazenamento.

Isso também é essencial para garantir a etiquetagem correta dos produtos, bem como a emissão de notas fiscais.

Para isso, podemos utilizar o Warehouse Management System (WMS), ou, Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Os softwares e aplicativos de WMS são meios de tornar mais eficiente o processo de embalagem, estocagem e expedição de mercadorias, oferecendo mais controle de estoques e otimizando o planejamento logístico também nos processos de picking (separação dos pedidos para envio) e cross docking (redução dos estoques). 

Processamento de pedidos

Ter um bom sistema de processamento de pedidos é indispensável para garantir a satisfação dos clientes.

Um bom serviço de processamento de pedidos deve ser integrado ao sistema de entregas, bem como o armazenamento e a gestão de estoque.

Essas são etapas que se conectam diretamente. Qualquer ruído entre uma fase e outra pode resultar em grandes problemas para o seu negócio.

Gestão da informação e controle de perdas

Outro serviço de logística que se conecta às fases anteriores é a gestão de informações e controle de perdas.

Acidentes e imprevistos acontecem, por isso a sua empresa deve estar preparada para controlar essas situações e mitigar os prejuízos.

Com informações claras e objetivas sobre todas as etapas do serviço de logística, é muito mais fácil solucionar problemas e diminuir os acidentes e as perdas.

Uma das formas de aplicar isso é com a ajuda de sistemas integrados de gestão empresarial, ou ERP.

No âmbito logístico, os ERPs são muito utilizados para:

  • Gestão de pedidos;
  • Controle de estoque;
  • Controle das frotas;
  • Gestão financeira;
  • Emissão de documentos fiscais;
  • Processo de expedição dos produtos;
  • Emissão de relatórios.

Na prática, os ERPs integram diferentes sistemas e agilizam o funcionamento dos processos logísticos da sua empresa, abrangendo também a sintonia com outros setores da empresa, como o financeiro.

Logística reversa

Por fim, mas não menos importante, precisamos falar da importância da logística reversa

Ter um bom serviço de logística reversa é imprescindível para qualquer empresa do varejo, e pode até ser obrigatório para o seu nicho de mercado.

Essa é a solução mais prática, barata e ecologicamente correta de fazer o descarte de resíduos da sua produção, seja no pós-venda ou no pós-consumo, incentivando os consumidores a descartar embalagens diretamente com a sua empresa.

Além disso, produtos devolvidos também podem voltar ao mercado e recuperar uma grande margem do lucro. É o caso da venda de produtos refurbished (recondicionados).

Essa é uma categoria muito atrativa aos consumidores, com preços abaixo do mercado por produtos quase novos — seja por ter passado por pequenos reparos, por apresentar pequenos sinais de danos (que não comprometam o funcionamento) ou que foram simplesmente devolvidos à empresa sem nenhuma avaria.

Cada empresa pode implementar uma estratégia diferente para o serviço de logística reversa, mas para isso, deve contar com colaboradores preparados para lidar com uma operação desse tipo e porte.

Implementação de novas tecnologias

A Americanas Marketplace se destaca no mercado entre diversos benefícios aos vendedores, mas principalmente pela sua implementação de novas tecnologias, revolucionando o modo de gerenciar um e-commerce em marketplace.

Um exemplo disso é o SkyHub, uma API integradora que gerencia a comunicação entre os sistemas de gerenciamento de vendas e a Americanas Marketplace. 

Com isso, é possível integrar informações sobre:

  • Produtos;
  • Estoque;
  • Preços;
  • Promoções;
  • Pedidos;
  • E muito mais.

Se a sua empresa já vende por e-commerce, pode integrar facilmente os seus sistemas e ERPs ao SkyHub, automatizando o cadastro de produtos e atualizando a disponibilidade de estoque em simultâneo.

Conheça todas as funcionalidades do SkyHub para o seu negócio ao ser um seller da Americanas Marketplace.

Quem presta serviço de logística?

A contratação de serviço de logística pode ser realizada de diversas maneiras, com prestadores terceirizados ou com a construção de um setor próprio na sua empresa.

Para empresas de pequeno e médio porte, a terceirização ou outsourcing pode ser mais vantajosa, otimizando os custos operacionais.

Estima-se que, quando internalizados, os custos operacionais logísticos podem comprometer de 12 a 20% do faturamento das empresas.

Ao contratar uma empresa experiente em logística, você garante a qualidade no serviço logístico na totalidade e diminui drasticamente os custos operacionais, já que pode contratar os diferentes serviços disponíveis e integrá-los. 

É com a integração do serviço de logística que podemos garantir a melhor qualidade, do início ao fim, reduzindo tempo — e dinheiro. 

Entenda os serviços da Americanas Entrega

A Americanas Entrega é uma das maiores empresas de logística da América Latina, com capacidade para atender desde empreendedores individuais até grandes empresas.

  • Entrega Full: uma solução completa, com armazenagem do estoque e envio rápido ao consumidor;
  • Entrega Padrão: transporte em tempo padrão, com segurança desde o seu estoque até o cliente;
  • Entrega Direct: ideal para grandes empresas, um serviço logístico completo, desde o Centro de Distribuição ao pós-venda;
  • Entrega Flash: serviço disponível para todos os parceiros do Americanas Marketplace, com entregas rápidas mais rápidas, realizadas no mesmo dia;
  • Entrega Internacional: exclusiva para negócios dropshipping, com a importação de produtos;
  • Entrega na Loja: a sua loja física como um ponto de retirada, com mais praticidade ao consumidor e novos clientes para o seu negócio;
  • Entrega em Agência: agências exclusivas Americanas que funcionam como ponto de coleta de pedidos.
  • Entrega no Locker: a modalidade de entrega no locker também é um serviço exclusivo para parceiros do Americanas Marketplace, oferecendo mais segurança e praticidade para o seu negócio e clientes.

Conte com quem oferece o melhor suporte para a sua empresa crescer, com a qualidade Americanas que você e seus clientes podem confiar.

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