Quais as principais tendências do mercado de vendas?

tendências de vendas
grafismo-right
compartilhar
8 de setembro de 2022

Seja você é lojista ou comerciante, já deve saber da importância de estar por dentro das tendências e novidades da indústria ou setor com que trabalha.

Essas tendências mudam constantemente, conforme se altera a realidade dos consumidores, produtores e do próprio mercado. Por isso, o empreendedor deve estar sempre atento às novas oportunidades que surgem de expandir seu negócio e alimentar o próprio sucesso.

Neste texto, trazemos algumas das principais tendências de vendas observadas no mercado de vendas durante o ano de 2022. Continue a leitura!

Adaptação ao período de pandemia foi fundamental para conectar vendas e tecnologia

Neste período enfrentando o vírus da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, inclusive com períodos de isolamento total, as indústrias do varejo e serviço precisaram superar grandes desafios. E foi na tecnologia que encontraram um oceano de novas possibilidades.

Com as ferramentas tecnológicas, os empreendedores puderam repensar suas estratégias e métodos de produção, logística e vendas.

Curiosos em explorar as novas ferramentas e resolver problemas inéditos, estes empreendedores conduziram inovação em grande escala e incorporaram de vez a tecnologia ao seu cotidiano de trabalho.

Assim, é possível dizer que o período de pandemia aproximou o mercado e a tecnologia; e serviu de incubadora para excelentes novos produtos, alimentando o sucesso das empresas por trás deles.

Tecnologia de vendas é a base para transformar números em oportunidades

Se a tecnologia serviu para resolver problemas novos durante o período de isolamento social, estes certamente não foram os únicos focos de inovação. 

As novas ferramentas também buscaram trazer mais facilidade e melhores resultados na resolução de problemas antigos ou tradicionais.

Exemplo disso é o processo de vendas, que nos últimos anos incorpora cada vez mais elementos e estratégias para dar conta do mercado atual.

As tecnologias empregadas em vendas físicas e digitais trazem inovação em áreas como atendimento e prospecção de clientes, automação do processo de nutrição de leads etc.

Para além do funil de vendas, as tecnologias auxiliam na construção de uma boa experiência para o cliente, seja no e-commerce ou ponto de venda.

Como exemplo temos as tecnologias de Realidade Virtual ou Aumentada, que permitem ao cliente “ver” o produto antes mesmo de tê-lo em mãos. 

A tecnologia é parte de muitas das tendências de vendas atuais, por estar tão presente no dia a dia do consumidor.

Quais as principais tendências de vendas para 2022?

Com o gradual fim do isolamento social, vemos em 2022 a economia e o mercado mais agitados e favoráveis para o empreendedor. Novas tendências surgem em grandes números, e algumas delas vêm para ficar.

Confira a nossa seleção das principais tendências de vendas de 2022, para você ficar de olho nas oportunidades e encontrar sua rota até o sucesso.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma tecnologia que se aprimora mais a cada dia. Aplicada às vendas, ela já está sendo usada no aprendizado sobre comportamentos e gostos dos clientes, recomendação de produtos, automação de comunicação e muito mais.

Além disso, assistentes virtuais de inteligência artificial como Alexa, Siri e Google Assistente já conseguem auxiliar usuários na procura por produtos e realização de compras.

Os empreendedores devem criar boas experiências através desses canais para maximizar o potencial de conversões.

Evolução das estratégias de social selling

Com mais tempo em casa e impedidos de sair, os usuários passaram a gastar mais tempo nas redes sociais e outros canais de comunicação.

As empresas que aproveitaram essa oportunidade para usar estratégias de Social Selling viram excelentes resultados e certamente aumentaram sua conexão com o público.

Essa estratégia, que consiste em aproximar-se socialmente (geralmente através das redes) do consumidor, confere à marca uma imagem de mais escuta e maior preocupação com as necessidades do cliente.

Adoção de modelo de venda interna

Sem poder prospectar e nutrir leads face-a-face, as vendas internas foram a única opção que restou aos vendedores. Através de canais digitais e estratégias de comunicação remota e assíncrona, os vendedores precisaram repensar seus discursos e métodos de vendas.

Apesar de desafiador, o modelo de venda interna — isto é, vender sem sair da empresa — trouxe bons resultados por permitir o escalonamento do processo de vendas.

Após algum tempo de prática, as empresas que adotaram o modelo não demonstram intenções de abandoná-lo, é uma das tendências de vendas que veio para ficar.

Uso do CRM como ferramenta de gestão e relacionamento

Com o crescimento das vendas internas, o empreendedor se vê obrigado a utilizar uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

Normalmente, essas plataformas trabalham a partir de uma metodologia proprietária, e trazem recursos únicos para facilitar o processo de gestão do seu relacionamento com os clientes e leads.

Usando uma ferramenta de CRM, fica mais fácil organizar sua comunicação com os clientes e garantir uma boa condução de cada um deles através do funil de vendas.

Análise de dados de vendas para acertar no investimento em geração de Leads

Uma vantagem trazida pela tecnologia em vendas é a possibilidade de coletar dados sobre o cliente e a compra à medida que vende.

Estes dados são posteriormente utilizados para aprimorar o perfil do cliente, entender os padrões de comportamento de consumo entre os consumidores e traçar novas estratégias para aumentar as conversões ou o Lifetime Value daqueles clientes.

Mais do que isso, os dados permitem entender as características demográficas do seu público. Isso, então, melhora suas métricas de conversão ao oferecer um melhor direcionamento para a sua prospecção. Prospectando o lead certo, aumentam as suas chances de convertê-lo.

Venda mobile via WhatsApp

O WhatsApp Business se mostrou uma importante ferramenta na comunicação com clientes, tanto novos quanto fidelizados.

Ao longo de múltiplas atualizações, o WB ganhou recursos que permitem automatizar respostas, disponibilizar produtos em um catálogo, organizar as conversas e até integrar o serviço com chatbots.

Isso transformou o mercado das vendas internas, pois permite ao vendedor se fazer presente para o lead em um espaço familiar e conveniente, oferecendo espaço para uma comunicação menos imediata do que uma ligação telefônica e menos assíncrona do que um e-mail.

Esteja sempre por dentro das tendências de vendas

No Blog Americanas Entrega, trazemos semanalmente conteúdos sobre mercado, logística e negócios em e-commerce para alimentar o seu espírito empreendedor.

Fique ligado nos nossos posts!

compartilhar
americanas-logo-reduzido

Por favor, acesse o atendimento corporativo através do seu computador.

Clique no botão abaixo para acessar o painel com seu login e senha.

Rastreie agora sua encomenda