Tipos de Logística: conheça as 4 principais

tipos de logística
grafismo-right
compartilhar
20 de dezembro de 2022

O processo de venda não começa quando o cliente realiza o pedido. Até isso acontecer, muitos processos são realizados paralelamente, assim como o que vem depois.

É isso que chamamos de logística, uma parte essencial do funcionamento de qualquer negócio, que o mantém nos trilhos. 

Porém, o que muitos não sabem, é que existem vários tipos de logística, cada um com seu valor de importância. 

Saiba quais são os quatro principais e como atingir uma logística otimizada na sua empresa. Continue a leitura!

O que é logística?

Antes de dividir o conceito em tipos, vamos explicar o que é logística, esse termo tão usado e essencial para qualquer negócio.

A palavra tem origem grega, significa lógica, cálculo. Só pela definição já é possível entender porque é tão importante, não é mesmo?

A missão principal da logística é controlar o fluxo de todo o processo de produção e entrega. Ou seja: cuidar de como o produto vai chegar até o cliente para consumo final.

Além de atender as necessidades dos clientes, a logística ajuda a controlar os custos da empresa, coordenando todos os setores.

A logística engloba toda a organização de uma empresa, desde a produção até os processos de devolução e entrega dos produtos. 

Ou seja: é um conceito bem amplo, que pode ser melhor compreendido quando destrinchamos em tipos.

No que a logística influencia em uma empresa?

Basicamente, em tudo. A logística é parte de vários processos, desde a produção ou aquisição dos produtos, até ao armazenamento e envio para o cliente final. 

A logística garante que o produto ou serviço chegue no local certo e nas condições esperadas pelo cliente, sem avarias e com funcionamento perfeito.

Em cada um desses pontos a logística tem um papel, mas o objetivo final sempre será garantir o bom funcionamento da empresa e a satisfação do cliente.

Quais os tipos de logística?

Entender cada um dos tipos de logística é necessário, pois apenas assim será possível adaptá-los para a realidade do seu negócio.

São 4 tipos principais, cada um se relaciona a uma parte ou etapa, desde a produção até a entrega do produto, ou serviço. 

É importante ressaltar que esses tipos de logística, além de serem complementares, também são processos individualmente complexos. 

Então, se você está estudando os processos logísticos para a sua empresa, tenha em mente a diferença entre os tipos de logística e os serviços logísticos que você pode contratar individualmente, ou em conjunto.

Na prática, os tipos de logística são parte de uma cadeia de processos, enquanto os serviços logísticos podem ser contratados conforme as necessidades da sua empresa.

Para entender melhor sobre esses processos, confira o resumo dos principais tipos de logística e como elas funcionam.

Logística de produção

A logística de produção, como o nome indica, trata da fabricação dos itens, seja em indústrias ou lojas menores. 

Ela abrange todos os processos, desde a matéria-prima, produção, armazenamento e até mesmo as análises de demanda. 

Por ser um dos primeiros passos na cadeia, a logística de produção deve ser muito bem elaborada. 

O que faz parte da logística de produção?

Tudo começa com planejamento, pois para começar a produzir, é necessário entender a quantidade necessária de itens, demanda de matéria-prima, momento do mercado, etc. 

Depois do planejamento começa, de fato, a produção. A logística vai garantir que isso seja feito de forma estratégica, para não perder datas de entrega e nem sobrecarregar os funcionários. 

Monitorar e controlar a produção e os resultados também é uma tarefa da logística de produção. Assim, é possível ajustar as partes do trabalho que necessitam de melhorias.

Todos esses pontos ficam muito mais práticos e ágeis com as integrações de sistemas automatizados, uma tendência de grande importância para a logística.

Logística de distribuição

A logística de distribuição cuida de todo o processo de entrega, seja ela direta ou indireta. 

Porém, quando se fala em distribuição, não se trata apenas do envio. Ela também serve para otimizar o armazenamento, preparação dos pedidos e rotas de entrega.

Para entender melhor: a logística de distribuição envolve a gestão do transporte, expedição de mercadorias, gerenciamento de frete e criação das rotas, já que todos esses passos influenciam diretamente no preço do produto. 

Então, é essencial ter uma logística eficaz para lucrar mais, e por isso pode ser uma boa ideia contar com um parceiro qualificado como a Americanas Entrega!

Logística reversa

A logística reversa também tem relação com o envio, de certa forma, mas trata especificamente de devoluções e trocas de produtos. 

Nesses casos, além de planejar a retirada dos produtos, é cabível uma organização e pesquisa sobre os motivos da devolução, para ser possível resguardar a empresa e oferecer um serviço mais satisfatório para os clientes.

No mesmo conceito, podemos falar, também, sobre a destinação dos resíduos. Grandes empresas, como Coca-Cola e Natura, são algumas das que se comprometem a destinar todos os produtos de forma ecológica.

No caso da Natura, com a logística reversa de embalagens a empresa consegue diminuir o uso de recursos naturais, bem como resíduos e o seu impacto ambiental, além de economizar na produção de novas embalagens e manter uma imagem positiva entre os consumidores.

Esse processo também pode ser revertido em lucratividade para a empresa, como acontece muito em setores de tecnologia, com a venda de produtos reembalados, a preços competitivos e sem avarias ao consumidor.

Em resumo, além das obrigações legais com o meio-ambiente, a logística reversa pode ser uma grande aliada da sua empresa. Explicamos mais sobre esse assunto em: ​​O que é Logística Reversa? 

Logística de suprimentos ou abastecimento

Trata-se de uma logística mais operacional, que cuida do estoque e abastecimento de tudo o que é necessário para produzir e vender os itens. 

Não se relacionando apenas com os materiais, a logística de distribuição também cuida do contato com fornecedores, gerenciamento do estoque e checagem geral das vendas para definir as necessidades de reposição. 

Agilizar os processos é essencial, então este tipo de logística cuida também da integração com a área de vendas e administração para entender o que pode melhorar.

Qual a importância de ter uma boa estratégia logística?

Subestimar o poder da logística no sucesso do seu negócio é um erro, pois esses processos permeiam tudo o que acontece numa organização. 

Bons processos logísticos resultam em mais satisfação dos clientes, possível aumento dos lucros, plano de negócios coerente com o momento e diagnóstico rápido de problemas. 

Quando se faz a organização por tipos de logística, essas vantagens se intensificam, pois você verá cada setor individualmente.

Como melhorar os processos logísticos da sua empresa?

Entender o que é e como funciona cada um dos tipos de logística é o primeiro passo para melhorar esses processos. 

Além disso, apostar em serviços terceirizados também pode ser uma tática inteligente para diminuir custos e potencializar o trabalho. 

Um exemplo é fazer entregas por transportadora, como a Americanas Entrega. Cuidamos da logística de ponta a ponta, oferecendo uma melhor experiência para os seus clientes e otimização do seu tempo. 

Conheça os serviços da Americanas Entrega e encontre a melhor solução para a logística da sua empresa. 

Para mais dicas sobre logística e empreendedorismo, siga a gente nas redes sociais @americanasentrega!

compartilhar
americanas-logo-reduzido

Por favor, acesse o atendimento corporativo através do seu computador.

Clique no botão abaixo para acessar o painel com seu login e senha.

Rastreie agora sua encomenda