O que é venda direta e descubra como ter lucro

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6 de janeiro de 2023

Sabia que existem várias formas de vender? Cada negócio tem um modelo ideal e explorar os diferentes tipos de venda pode ser o que falta para o seu empreendimento decolar. 

Uma dessas formas é a venda direta, que consiste na oferta de produtos sem intermediários. 

Reunimos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre a venda direta, como ela funciona e como lucrar mais neste ramo. Continue lendo!

O que é a venda direta?

A venda direta é uma modalidade de negócio que independe de estabelecimentos fixos ou intermediários.

Conforme o nome sugere, as vendas são feitas diretamente entre o empreendedor e o cliente, sem necessidade de uma loja física, por exemplo. 

Antes, esse tipo de comércio era conhecido como “porta a porta”, mas hoje, com o avanço tecnológico, as transações podem ser feitas diretamente pela internet.

De forma simples: a venda direta é um sistema comercial que oferece maneiras mais práticas de oferecer produtos, facilitando o diálogo e a negociação entre o cliente e o vendedor. 

Quais as diferenças entre venda direta e indireta?

A maior diferença é a intermediação. A venda indireta é como o “repasse” de um produto. 

Como exemplo, pensa em uma loja de roupas. O dono compra peças de várias marcas e as vende para o consumidor final, ou seja, existe um intermediário, sendo a loja (física ou virtual).

Na venda direta, os produtos são vendidos para o consumidor sem nada no “caminho”, vai direto do empresário para o cliente.

Isso não significa que você, vendedor, precisa ser o fabricante do produto – apenas que não existe um processo entre você e o cliente, é tudo direto, como o nome diz.

Quais os principais modelos de venda direta?

Venda direta é um conceito amplo, que pode ser separado em categorias diferentes, que se referem a maneira que esse contato entre vendedor e cliente é feito. 

É importante compreender as diferenças dos modelos de venda e seus formatos. Conheça os principais e como eles funcionam.  

Porta a porta

A forma mais clássica de venda direta. Consiste em uma visita do vendedor à casa ou local de trabalho do possível cliente. 

Nessa visita, que pode ou não ser agendada, serão mostrados os produtos e as condições de compra, podendo fechar negócio ali mesmo ou em um momento posterior.

Catálogo

A venda direta com catálogo é simples: o vendedor deixa com o cliente um catálogo físico ou digital onde constam as promoções e os produtos disponíveis. 

Assim, o cliente pode analisar com calma e fazer o pedido dos itens que desejar. É bem comum na venda de cosméticos, mas pode ser utilizada em várias áreas.

Party Plan

Também conhecida como venda de host, é uma prática que envolve um evento social. Nesse evento, são convidados “leads”, possíveis clientes, e os produtos são apresentados. 

Pode ser um evento simples de reunião ou algo mais elaborado, o importante é que seja criada a oportunidade de alcançar mais pessoas e, possivelmente, realizar algumas vendas no mesmo dia.

Social Selling

O tipo de venda direta mais comum hoje em dia é o social selling, que usa as redes sociais para divulgar os produtos, contatar os clientes e fechar. 

É muito eficaz, pois, permite alcançar pessoas do mundo todo de forma prática. Para aumentar esse alcance, é possível usar as ferramentas de anúncios das próprias redes. 

Quais vantagens para seu negócio?

A venda direta tem benefícios muito interessantes para o vendedor, principalmente para quem cuida de uma pequena/média empresa. 

Saiba quais as principais vantagens, porque você deve apostar nesse modelo de vendas. 

Crescimento do mercado

A venda direta é um tipo de mercado que tende a crescer exponencialmente, principalmente no ambiente digital. 

Se você quer entrar em um negócio que está em alta, é uma boa ideia considerar a venda direta.

Proximidade do cliente

Para vender, você fala direto com o cliente, sem intermediários. Isso permite uma proximidade maior que é muito útil.

O cliente mais próximo pode dar opiniões sobre os produtos em primeira mão, além do vendedor criar uma rede de contatos qualificados para oferecer produtos regularmente.

Custo reduzido

Você, como empresário, não irá gastar com manutenção de ponto físico ou com intermediários para chegar até o cliente. 

Assim, o lucro pode ser destinado diretamente para melhoria do produto e da empresa.

Praticidade

Se o cliente tiver alguma dúvida, pode sanar diretamente com o vendedor, se um produto está em falta, isso pode ser dito imediatamente. Até mesmo as negociações de valor e pagamento são mais rápidas.

Não existe a necessidade de mandar vários e-mails ou entrar em contato com outras pessoas, tudo é resolvido entre a loja e o cliente. 

Confiança nos produtos

Ao comprar direto “da fonte”, o cliente sente mais segurança, sabendo que se tiver algum problema ou questão, basta contatar o vendedor. 

Isso também ajuda na criação de laços e contato maior entre as duas partes, criando uma relação de negócio muito positiva.

Como otimizar a estratégia de venda direta?

Assim como todo tipo de negócio, quando se trata da venda direta não basta só a implementação. Todo o processo deve ser otimizado para oferecer um serviço de qualidade e, consequentemente, lucrar mais. 

Para isso, você precisa de uma estratégia pensada de acordo com o seu negócio, seus clientes e o que funciona no mercado atual. 

Acompanhe as nossas dicas para criar a melhor estratégia para a sua loja. 

Entenda seu público-alvo

É sempre importante saber o seu público alvo, mas na venda direta é imprescindível. Afinal, para maximizar seu lucro e seu tempo, você precisa oferecer o produto para quem de fato tem interesse na compra. 

Faça uma pesquisa de público, crie uma persona baseada nisso e estude onde essa pessoa está. Assim, terá mais vendas. 

Conheça seus produtos e serviços oferecidos

Ao vender diretamente, você deve estar preparado para todos os tipos de pergunta sobre o item à venda. Principalmente se falar com um público que não conhece bem o produto ou serviço.

Portanto, conhecer o funcionamento, características e particularidades do que você oferece é essencial. 

Personalize seu atendimento

Diariamente somos bombardeados com anúncios, produtos e informação. Para se destacar entre tanta concorrência, é preciso se diferenciar.

O atendimento personalizado é sempre um ótimo atrativo e a forma ideal de fidelizar seus clientes!

Gerencie um estoque de produtos

De acordo com as vendas, você deve identificar os produtos preferidos dos clientes, aqueles que têm mais saída e, em contraponto, os que não são tão populares.

Ajuste seu estoque de acordo, e busque oferecer novos produtos periodicamente. 

Como lucrar com a venda direta?

O primeiro passo é sempre ter um planejamento, conhecer o mercado e o seu público, isso vale para qualquer tipo de empreendimento.

Outro ponto é a escolha do produto. Opte por algo que está em tendência de crescimento.

A escolha do fornecedor também é muito importante, analise bem o contrato de compra e peça dados sobre a popularidade dos produtos antes de embarcar no negócio.

Por fim, invista nos meios digitais para aumentar o seu lucro. As redes sociais são grandes aliadas e podem se tornar seu principal canal de vendas com a estratégia certa.

Americanas Entrega e você 

Contar com bons parceiros é sempre uma boa ideia, principalmente quando o assunto é o seu negócio. 

A Americanas Entrega oferece serviços para otimizar os seus envios em todo o país. Conheça nossos produtos e acompanhe nossas redes sociais para dicas e conteúdo exclusivo. 

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