Política de Privacidade

A Americanas Entregas tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados dos usuários do site e clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

A Política de Privacidade detalhada a seguir demonstra como os seus dados pessoais são tratados, quais informações coletamos e como as utilizamos, armazenamos ou excluímos, em linha com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18).

Para que a Política de Privacidade seja bem compreendida, é fundamental esclarecer alguns conceitos importantes:

– Cliente – toda pessoa física ou jurídica que adquire serviços da Americanas Entregas, ou de alguma forma utiliza nossa plataforma;

– Dados pessoais – qualquer informação relacionada a uma pessoa que a identifique ou que, usada em combinação com outras informações tratadas, identifique um indivíduo. Ainda, qualquer informação por meio da qual seja possível identificar uma pessoa ou entrar em contato com ela.

Tratamento de dados pessoais – considera-se tratamento de dado pessoal a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, comunicação, transferência, difusão ou extração de dados de pessoas físicas.

– Titular de dados – qualquer pessoa física que tenha seus dados pessoais tratados pela Americanas Entregas;

– Finalidade – o que queremos alcançar com o tratamento de dados pessoais.

– Necessidade – o tratamento de dados pessoais deve se limitar ao mínimo necessário para o propósito almejado. Ou seja, deve ser pertinente, proporcional e não excessivo.

– Consentimento – autorização clara e objetiva que o titular dá para tratamento de seus dados pessoais com finalidade previamente estipulada. Após dar o consentimento, você pode revogá-lo a qualquer momento. A revogação não cancela os processamentos realizados previamente. 

– A Americanas Entregas é marca integrante da americanas s.a., composta pelas empresas listadas abaixo:

Direct Express Logística Integrada S.A. – 05.886.614/0001-36

Americanas S.A. – 00.776.574/0006-60

Ame Digital Brasil Ltda. – 32.778.350/0001-70

BIT Services Inovação e Tecnologia Ltda. – 03.789.968/0001-37

Courrieros Transportes Ltda. – 29.386.039/0001-70

Digital Finance Promotora Ltda. – 19.179.007/0001-40

Ecolivery Courrieros Ltda – 16.890.506/0001-53

Ecologística Entregas Sustentáveis Ltda. – 22.236.389/0001-01

ST Importações Ltda. – 02.867.220/0001-42

Submarino Finance Promotora de Crédito Ltda. – 07.897.468/0001-70

Supernow Portal e Serviços de Internet Ltda. – 23.559.907/0001-90

Skoob Books 3d Serviços de Internet Ltda – 17.967.011/0001-48

Shipp do Brasil Tecnologia Ltda – 27.815.074/0001-32


1. A quem essa Política de Privacidade se aplica?

Aplica-se a todos os Clientes e Usuários da Americanas Entregas, e bem como àqueles que de alguma forma tenham os dados pessoais tratados por nós. A utilização da nossa plataforma implica na aceitação desta Política de Privacidade.


2. Que tipo de informações pessoais coletamos e utilizamos? 

A Americanas Entregas coleta e armazena os seguintes tipos de informações:

Informações que você nos fornece: A Americanas Entregas coleta informações de diversas formas: quando você preenche um formulário para registrar um problema com o seu pedido ou para contratar um serviço; quando você se cadastra para ser um parceiro, motorista ou fazer parte do time; quando você nos envia uma mensagem sobre quaisquer assuntos. 

Dentre as informações que podem ser solicitadas estão: nome completo, e-mail, CPF, RG, data de nascimento, números de telefone. 

Para cadastro de motoristas e entregadores também podem ser solicitados: data de emissão e estado do RG, nome da mãe e do pai, endereço, CEP. Para cadastro de motoristas inclui-se, ainda: CNH, foto, assinatura, dados do veículo (CRVL, RENAVAM, placa), dados do antigo proprietário do veículo (nome completo, CPF, RG, endereço, assinatura).

Informações coletadas automaticamente pela Americanas Entregas: coletamos e armazenamos determinadas informações sempre que o Cliente ou Usuário interage conosco. Por exemplo, utilizamos cookies e obtemos informações quando seu navegador acessa o nosso site.

Informações coletadas de outras fontes:

  • fontes públicas (por exemplo, dados demográficos);
  • agências ou órgãos de crédito (por exemplo, relatórios de crédito/cheques).

4. Por que solicitamos seus dados pessoais?

Os dados são necessários para:

  • atender as solicitações de contratação de serviços e oferecer a melhor solução aos clientes;
  • dar suporte aos clientes com problemas na entrega de pedidos;
  • responder às dúvidas dos usuários e clientes;
  • para cadastro de novos parceiros, motoristas e entregadores;
  • otimizar sua interação conosco;
  • garantir a segurança do site e dos dados que processa;
  • cumprir obrigações legais;
  • fins administrativos e de gestão.

              

O fornecimento dos dados permite:

  • prestar serviços adequados às necessidades do Cliente;
  • identificar e resolver problemas na entrega de pedidos;
  • melhorar a experiência de navegação dos usuários no site da Americanas Entregas;
  • fazer análises e pesquisas de mercado;
  • prevenir, detectar e investigar atividades que estejam em desacordo com o nosso Código de Conduta ou que sejam proibidas ou ilegais;
  • melhorar nosso website, produtos e serviços.

A Americanas Entregas utiliza bases legais, que podem variar de acordo com a finalidade da coleta, para tratamento dos dados pessoais.

Em geral, o tratamento dos dados pessoais estará embasado no cumprimento de obrigação legal ou regulatória, execução de contrato ou de procedimento contratual preliminar, no exercício regular de direitos em processo, no legítimo interesse ou no consentimento, encontrando fundamento em uma das bases legais previstas nos artigos 7º e 11º da LGPD.


5. Com quem compartilhamos seus dados?

Todo compartilhamento objetiva o fornecimento e a melhoria de nossos produtos e é feito com adoção das medidas de segurança de natureza técnica e administrativa necessárias.

As informações coletadas são tratadas dentro da americanas s.a. e somente serão compartilhadas quando forem necessárias: (i) para prestação adequada dos serviços objeto de suas atividades com empresas parceiras; (ii) para proteção em caso de conflito; (iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente; (iv) com empresas provedoras de infraestrutura tecnológica e operacional, como seguradoras, empresas de transporte de carga e provedoras de serviço de armazenamento de informações.

Links para terceiros dentro da plataforma da Americanas Entregas são regidos por Termos de Condições de Uso e Política de Privacidade próprios.


6. Transferência Internacional de dados

Como a internet é um ambiente global, determinados serviços oferecidos pela Americanas Entregas podem demandar a transferência dos seus dados para outros países. 

Nesses casos, os dados são tratados de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e demais legislações de proteção. Tomamos medidas de segurança de acordo com nossas políticas e adotamos cláusulas padrão nos contratos com fornecedores e prestadores de serviço. 

Ao navegar em nosso site ou se comunicar conosco, você concorda com o tratamento de suas informações, inclusive a transferência internacional de dados, quando necessário. Adotamos medidas para garantir que quaisquer informações coletadas sejam tratadas com segurança, conforme os padrões de proteção de dados e de acordo com esta Política de Privacidade.


7. Por quanto tempo armazenamos informações pessoais?

Armazenamos as informações dos Clientes de acordo com as normas de prescrição do Direito brasileiro. 


8. Quais são os direitos do titular de dados?

O titular dos dados pessoais possui o direito de obter da Americanas Entregas, a qualquer momento, mediante requisição formal, informações referentes aos seus dados. 

A Americanas Entregas terá 15 dias para responder às solicitações dos titulares. Os pedidos serão analisados conforme previsto em legislação vigente e, por questões legais, algumas solicitações podem não ser atendidas.

Os titulares dos dados, segundo o texto da LGPD, podem exercer os seus direitos por meio de:

I – confirmação da existência de tratamento;

II – acesso aos dados;

III – correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;

V – portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;     

VI – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular; 

VII – informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;

VIII – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;

IX – revogação do consentimento.


9. Como exercer os seus direitos?

Você pode exercer seus direitos entrando em contato pelo e-mail solicitacoes.ae@americanasentrega.com.br.


10. Cookies e tecnologias semelhantes

Cookies são pequenos arquivos de dados que são colocados no seu computador ou em outros dispositivos (como ‘smartphones’ ou ‘tablets’) enquanto você navega no site.

Utilizamos cookies, pixels e outras tecnologias (coletivamente, “cookies”) para reconhecer seu navegador ou dispositivo, fornecer recursos e serviços essenciais e também para:

  • realização de pesquisas e diagnósticos para melhorar o conteúdo, produtos e serviços;
  • impedir atividades fraudulentas;
  • melhorar a segurança.

Se você bloquear ou rejeitar nossos cookies, algumas funcionalidades do site podem não funcionar corretamente.

Clique em ‘Ajuda’, nas configurações do seu navegador, para saber como impedi-lo de aceitar cookies e para ser notificado quando receber novos; para ver quando eles expiram e para desativá-los. Nos links abaixo você encontra mais detalhes sobre como desativar os cookies dos navegadores mais populares:


11. Como você pode manter suas informações pessoais seguras?

A Americanas Entregas utiliza os melhores protocolos de segurança para preservar a privacidade dos dados dos Clientes, mas também recomenda medidas de proteção individual.

Para manter a segurança e proteção dos seus dados pessoais fornecidos no cadastro, em nenhuma hipótese o seu login e senha devem ser compartilhados com terceiros. Além disso, ao acessar o seu cadastro, principalmente em computadores públicos, certifique-se de que você realizou o logout da sua conta para evitar que pessoas não autorizadas acessem e utilizem as informações sem o seu conhecimento.

Não entramos em contato por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail solicitando dados pessoais. Em nenhuma hipótese eles devem ser fornecidos, pois pode ser uma tentativa de uso indevido.


12. Outras informações importantes sobre proteção de dados

Para garantir que as regras estão claras e precisas, podemos alterar essa política a qualquer momento, publicando a Política de Privacidade revisada neste site e indicando a data de efetivação do documento. 


13. Como entrar em contato com o encarregado da proteção de dados da Americanas Entregas? 

O encarregado da proteção de dados é o responsável escolhido pela Americanas Entregas para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Qualquer dúvida sobre tratamento de dados pessoais poderá ser encaminhada para o e-mail privacidade@americanasentrega.com.br.


14. Legislação e foro

Esta política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Cliente para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.


15. Última atualização e versões anteriores

Última atualização: 26 de maio de 2022

Versões anteriores: